Luxação do Cotovelo

Tratamento para luxação do cotovelo em são paulo


O que é luxação do cotovelo?

A luxação do cotovelo é a perda de congruência entre o braço e o antebraço. O cotovelo é uma articulação bastante estável, tanto pela sua anatomia óssea como ligamentar. Geralmente é preciso um trauma grave ou fraturas associadas para ocorrer a luxação.

Quais os sintomas de uma luxação do cotovelo?

Os sintomas após uma luxação são dor e dificuldade de realizar os movimentos, além de deformidade local.

Agende uma consulta

Quais exames são necessários?

A radiografia é suficiente na maioria das vezes. Em algumas situações a tomografia é solicitada, para detectar fraturas com mínimo desvio ou incompletas, ou ainda para planejar melhor o tratamento cirúrgico.

Quais os tipos de luxação do cotovelo?

As luxações são divididas em dois grupos: luxação isolada, onde ocorre lesão somente dos ligamentos, ou luxação associada com fraturas. Uma ocorrência bastante grave é a associação entre luxação com fraturas da cabeça do rádio e da ulna, chamada de “tríade terrível”.

Qual o tratamento após a luxação do cotovelo?

Após uma luxação, é recomendado procurar atendimento médico para colocar o cotovelo no lugar e excluir a ocorrência de fraturas ou outras lesões associadas. No caso de luxação isolada normalmente não é necessária cirurgia. Utiliza-se tipoia por 1  a 3 semanas, permitindo movimentos algumas vezes ao dia, e evitando as posições de maior risco para novos episódios, como esticar o cotovelo. Em casos com maior instabilidade pode ser necessário usar um braço articulado.

Agende uma consulta

Quando é indicado o tratamento cirúrgico da luxação do cotovelo?

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos com fraturas associadas, ou ainda nos casos de luxação isolada mas com muita instabilidade, quando o cotovelo volta a deslocar após ser reduzido.

Como é a cirurgia?

É realizado o reparo dos ligamentos lesados, geralmente com âncoras. Se existirem fraturas, elas devem ser fixadas. Caso a fratura da cabeça do rádio seja muito fragmentada pode ser necessário a utilização de uma prótese. Em algumas situações, mesmo após o reparo dos ligamentos e fixação das fraturas, o cotovelo permanece instável. Nesses casos, utiliza-se um fixador externo articulado, que permite movimentar o cotovelo e proteger a cirurgia. Após a cirurgia, a fisioterapia é iniciada o mais precocemente possível, para evitar a rigidez do cotovelo.

Agende uma consulta

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo


Dr. Eduardo Malavolta

CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138

Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes. Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.

Saiba mais

Conteúdo Relacionado

CONTINUE LENDO

Dor no Cotovelo
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Explore as principais causas de dor no cotovelo e aprenda como lidar com esse desconforto com orientações claras vindas de um especialista na área.
Bursites, tendinites e síndrome do impacto
Por Dr. Eduardo Malavolta 03 nov., 2023
Descubra como tratar e prevenir a bursite, tendinite e síndrome do impacto com o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo.
Share by: