Fratura da Clavícula
Tratamento para fratura da clavícula em são paulo
O que é a fratura da clavícula?
A fratura da clavícula é frequente, e mais comum em crianças e adultos jovens. Pode ocorrer após traumas diretos na região, ou em quedas ao solo.
Identificando os sintomas da fratura da clavícula
O paciente geralmente se queixar de dor na região, e a deformidade pode ser visível. A palpação do local costuma demonstrar as extremidades quebradas do osso.
Como é feito o diagnóstico?
A radiografia da clavícula costuma ser suficiente para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento. Em alguns casos, a tomografia computadorizada pode ser necessária.
Como é o tratamento da fratura da clavícula?
A maioria das fraturas da clavícula pode ser tratada sem a necessidade de cirurgia, utilizando uma tipoia comum ou uma imobilização em oito com bons resultados. A vantagem da imobilização em oito é manter os braços livres. A tipoia, embora mais confortável, impede o uso do braço. Após o tempo de imobilização, que é de 4 a 6 semanas, é iniciada a fisioterapia.

Quando é indicada a cirurgia na fratura da clavícula?
A cirurgia é indicada nas fraturas muito fragmentadas ou naquelas que apresentam desvio importante. O método mais utilizado para o tratamento é a fixação com placas e parafusos. Outra indicação é nos casos de pseudartrose, que é a ausência de consolidação após o tratamento. A diferença nesses casos em relação ao tratamento das fraturas agudas é a necessidade de utilizar enxerto ósseo, retirado da bacia, para estimular a consolidação.

Médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo
Dr. Eduardo Malavolta
CRM-SP: 104.081 | TEOT: 10.138
Sou o Dr. Eduardo Malavolta, especialista em Ombro e Cotovelo, e
posso lhe ajudar no tratamento e prevenção de problemas nessas articulações. Como Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e Professor Livre-docente da FMUSP, atuo no ensino de alunos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de residentes de Ortopedia e estagiários de Ombro e Cotovelo. Na pesquisa, tenho
mais de 80 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e sou orientador de teses de mestrado e doutorado. Na assistência médica, realizo consultas e cirurgias, com ampla experiência na área. Além disso, como
membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), atuo para melhorar a formação de estagiários de Ombro e Cotovelo por todo o Brasil, além de organizar cursos e congressos para a atualização científica dos membros associados. Bem-vindo ao meu site, onde você encontrará informações sobre meus serviços e meu compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Estou aqui para lhe ajudar no cuidado com o Ombro e Cotovelo.